30 junho, 2009

O maior de todos


Certa vez eu comprei um disco do Michael Jackson, chamado thriller...eu e mais de 100 milhões de pessoas ao redor do mundo, feito que está registrado no livro Guinness dos Recordes. Algo insuperável, ou alguém acha que algum artista no mundo, hoje, na era dos downloads, venderá tantos albuns quanto ele? Impossível. Beat it, thriller (cujo lançamento do vídeo assisti com olhos atentos no fantástico) e outras tantas músicas fizeram parte de minha adolescência. Sua voz, seus passos, seu moonwalk, suas roupas, tudo nele exalava a mais pura arte. Arte na essência da pessoa, arte que nasceu com MJ. Quantas pessoas vc conhece que fizeram sucesso com 5 anos de idade e permaneceram no estrelato até a fase adulta? E sucesso em todos os continentes, com gente de todo tipo, de toda classe social, de pensamentos diversos e gostos multiplos. MJ foi o maior artista de todos os tempos. Amo Shakespeare, adoro os Beatles, Ben Harper, Fernando Meirelles, Kubrick...são muitos excelentes artistas espalhados pelo mundo, pela história do mundo...Mas MJ era insuperável, incomparável. Jackson reinventou o video clipe, estabeleceu parâmetros para o que viria a ser a arte pop, dançou aos olhos atentos dos grandes dançarinos.
Muito se comentou sobre o lado sombrio desse artista. Excentricidades, síndrome de Peter Pan, pedofilia, etc e etc's...se são verdades ou não, eu, como um simples mortal, jamais poderei ter certeza...até pq sabemos, todos nós, que parte da imprensa precisa de notícias sensacionalistas para se manter de pé. Parte dessa imprensa sensacionalista tem como porta voz um sujeito chamado Datena...que com a arrogância de alguns poderosos, em seu programa de final de tarde, disse que MJ era um homem sem caráter, um péssimo exemplo...sim Datena, um grande exemplo é o seu programa, meu camarada...que expõe as 6 horas da tarde mortes, tragédias, violências sensacionalistas que demonstram o lado negro do ser humano...mostrar ao vivo, em cadeia nacional um sequestro finalizado em morte, de uma adolescente no interior paulista é realmente engrandecedor para o ser humano...
Michael Jackson se foi...me pego triste por instantes, lembrando dos momentos adolescentes que tive embalado pela sua arte. Andando para trás, MJ levou adiante, muitos anos luz, a cultura pop. Influenciou, protagonizou, embalou, criou e, principalmente, inovou. Foi um artista impressionante. Foi o maior de todos.